Alunos do ensino fundamental de escolas municipais foram submetidos a avaliações de leitura e matemática.
Nesta quinta-feira (14), foram apresentados os primeiros resultados obtidos a partir de avaliações do programa Pacto pela Alfabetização, uma Parceria entre a prefeitura, o Instituto Projeto de Vida e o Instituto Raiar visando conquistar a alfabetização e promover educação de qualidade para as crianças dos anos iniciais da rede pública. O panorama divulgado pela pasta mostrou resultados positivos, logo no primeiro teste, o que evidencia a eficácia da metodologia utilizada nas escolas da rede municipal de ensino.
Inicialmente, o propósito do programa era assegurar a alfabetização das crianças do 1º e 2º ano, mas com o impacto negativo da pandemia no processo de ensino, a atenção está sendo voltada também aos alunos de 3º, 4º e 5º ano.
“Ao aderirmos ao programa, nosso propósito era assegurar a alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano, e recuperar o aprendizado dos alunos de 3º, 4º e 5º ano. Sabemos que a pandemia exerceu influência direta na escolarização e que a retomada do ensino presencial nos permite trabalhar as etapas interrompidas com maior assertividade e atenção”, analisou a secretária de Educação, Tania Toledo.
Realizado no último mês de maio, os testes foram feitos com alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Pacto pela Alfabetização avaliou o nível de aprendizado analisando o processo de alfabetização e conhecimentos em matemática.
Resultados
De acordo com as amostras verificadas no primeiro teste aplicado, alguns dos resultados avaliados em leitura seguem representados: alunos do 1º ano tiveram aproveitamento de 21%, com a utilização da nova metodologia de ensino, contra 6% verificados ao fim de 2021, quando o conteúdo ainda não havia sido implementado; alunos do 2º ano conseguiram resultado consolidado de 43%, ante 15% no ano passado; alunos do 3º ano obtiveram um desempenho de 53%, contra 23% no período anterior, enquanto alunos do 4 e 5º ano aumentaram de 0% para 48% de aproveitamento comparado ao ano de 2021.
Quanto ao teste de matemática, aplicado exclusivamente para estudantes do 1º e 2º ano, os desempenhos, nos dois casos, foram superiores às metas estabelecidas. Alunos do 1º ano tiveram aprendizado consolidado de 59%, de uma meta de 50%, na medida em que alunos do 2º ano conseguiram atingir 77% de conhecimento, superando a meta estabelecida de 65%.
Sobre o Pacto pela Alfabetização
O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.
Mais informações: pactopelaalfabetizacao.com.br