Dia de Formação para o Pacto pela Alfabetização se soma a várias outras ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação.
Com a proposta de oferecer um processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou diversas atividades para garantir um bom retorno às aulas. Na quinta-feira (2/02), aconteceu o Dia de Formação para o Pacto pela Alfabetização com professores municipais do 1º e 2º anos do ensino fundamental, além de diretores e analistas. Os profissionais, divididos em duas turmas, se reuniram no Sesi Gravatás, onde foram atualizados sobre o Pacto e assistiram uma palestra com o professor, psicólogo educacional e cientista cognitivo Renan Sargiani. As atividades seguiram até sábado (4/02).
O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Tania Toledo, que destacou a importância dos educadores na formação dos cidadãos. “O trabalho de um alfabetizador em sala de aula encerra-se ao final de cada ano letivo, mas os seus efeitos positivos acompanham os estudantes por toda a vida”, disse.
A secretária também enfatizou os resultados obtidos pelo Pacto em Uberlândia no ano de 2022, que dinamizou a alfabetização dos estudantes do 1º ano e a recuperação dos alunos dos anos posteriores do ensino fundamental e impactados pela pandemia da Covid-19. As avaliações feitas pela SME apontaram que no 1º ano o índice de estudantes com bom nível de alfabetização saltou de 6% para 56%. Os alunos do 2º ano obtiveram um aumento de 14% para 73%. Já a turma do 3º ano obteve um aumento consolidado de 28% para 80%. No 4º e 5º ano a avaliação, feita em conjunto nos dois grupos, revelou que 48% dos alunos conseguiam ler e atualmente o desempenho é de 73%.

Palestras abordaram a educação baseada em evidências
O Dia de Formação contou com palestras ministradas pelo professor, psicólogo educacional e cientista cognitivo, Renan Sargiani, que abordou a alfabetização baseada em evidências. Inicialmente foi apresentado a importância do uso de resultados de pesquisas científicas para melhorar as práticas e as políticas de alfabetização.
Em seguida foi comentado como as crianças aprendem a ler e a escrever por meio de processos cognitivos e linguísticos, além das mudanças psicológicas. Por último foi mencionado como ensinar a ler e a escrever com base em evidências e em seis componentes básicos para a alfabetização, sendo eles: consciência fonêmica, instrução fônica, vocabulário, fluência, compreensão e produção escrita.
“Este evento foi essencial e mostrou o compromisso de todos os professores e gestores da Prefeitura de Uberlândia em prol da alfabetização, um compromisso e um desafio para toda a sociedade. Quando uma Secretaria de Educação promove uma ação como esta, ela enfatiza a necessidade do esforço em conjunto para que todas as crianças possam aprender a ler e a escrever com sucesso”, afirmou o palestrante.

Renan Sargiani foi membro da Psychology Coalition, da Organização das Nações Unidas (ONU) e consultor educacional para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para os governos do estado de São Paulo e do município de Manaus. É revisor de periódicos científicos nacionais e estrangeiros, autor de artigos e capítulos de livros. Tem experiência nas áreas de psicologia, educação e neurociência cognitiva. Ele também é fundador do Instituto de Educação Baseada em Evidências (Edube), parceiro da SME de Uberlândia na realização do Pacto pela Alfabetização.
Celebrando os excelente resultados da implantação do programa em 2022 com o apoio e investimento da ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia.
As expectativas para 2023 são ainda melhores!