- O programa
- Metodologia
- Pacto pela Alfabetização
- Galeria
Educação feita
em rede envolvendo
todos os agentes
que podem transformar
a atual realidade
proposta de uma nova estruturação escolar e de ensino.
Crianças e adolescentes.
Mais do que um projeto, o Escola do Futuro é uma solução integrativa entre professores, pais, diretores, funcionários e comunidade para gerar transformação completa na vida dos alunos de escolas públicas.
Uma ferramenta capaz de mudar resultados finais, transformar avaliações oficiais das escolas e ter como entrega maior a evolução ímpar dos alunos que têm a oportunidade de viver um novo formato de estruturação escolar e de ensino.
A ideia é usar o sistema escolar para colocar os educadores em uma posição de mentores das crianças e adolescentes, tendo suas qualidades potencializadas, suas entregas ainda melhores, fortalecendo as relações diárias entre eles.
Todo o programa se baseia na certeza: a forma de ensinar é capaz de transformar as realidades daquelas comunidades. Sempre trabalhando com o foco em melhorar a qualidade do ensino e o que é entregue para os alunos e, assim, cuidar ainda mais das gerações futuras.
Para os alunos, entregar conteúdos de uma forma mais interessante. Para os professores, perceber e solucionar os gargalos e oportunidades de melhoria nos processos. E os pais recebem apoio e são incluídos no processo de educação escolar das crianças.
O conteúdo programado é abordado de uma forma bem lúdica e divertida:
O projeto acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe). Um trabalho em conjunto que seleciona escolas municipais para receber, participar e acompanhar todo o desenvolvimento das atividades e seus resultados. Todo conteúdo sob os parâmetros curriculares da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
FAQ
Tire suas dúvidas
Nosso processo não é baseado em inscrições. Como temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o CEMEPE, trabalhamos com escolas indicadas por eles.
Nosso processo não é baseado em inscrições. Como temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o CEMEPE, trabalhamos com escolas indicadas por eles.
Nosso processo não é baseado em inscrições. Como temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o CEMEPE, trabalhamos com escolas indicadas por eles.
depoimentos
Preciso agradecer a parceria com o Instituto Projeto de Vida, grande entusiasta na causa da educação da nossa cidade. Tudo que temos conseguido de investimento na educação tem um esforço genuíno e um empenho dessa instituição. As vezes os caminhos são simples e óbvios, mas que nos precisamos de ajuda para executar. Um olhar de fora que enxerga cantinhos que não vemos. Minha imensa gratidão.
Tânia Toledo
Criar caminhos sólidos para conquistar grandes objetivos
Os professores como protagonistas do processo, tornando-se multiplicadores das novas metodologias de ensino e abordagens.
O Escola do Futuro acredita que os professores são os grandes protagonistas do processo de melhoria na qualidade do ensino e por meio deles a melhor forma de multiplicação de novas metodologias de ensino e abordagens. Por isso, desenvolve parcerias com o Instituto Total, Kanntum e outros parceiros, para ajudar na formação e qualificação dos educadores.
A mudança ACONTECE de degrau em degrau
Trabalhando em rede e de forma integrada com escola, alunos, professores e pais, o Programa Escola do Futuro desenvolve os seguintes módulos:
Computação desplugada
RPG - Role Playing Game
Jogando com Scratch
Cultura Maker
Arte em foco
Cultura Daqui
Jardinagem
Hortaliças
Corpo em movimento
Alfabetização
Inteligência Emocional
Mídia e Tecnologia
CodeLabs
Família
Mentoria
Todos os Módulos possuem um coordenador que atua junto aos voluntários convidados que vão para a escola ministrar suas aulas, palestras ou cursos. São mais de 60 voluntários por projeto. Todo planejamento é aprovado e validado pela Escola, estando dentro da ementa e do conteúdo cerne dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Todas as aulas são acompanhadas pelos professores responsáveis.
A METODOLOGIA
Para fazer o projeto rodar, o Instituto Projeto de Vida organizou grupos de trabalho e engajou voluntários especialistas e autoridades nas diversas áreas para criar as formas diferentes de compartilhamento do conteúdo cerne programado pela escola. O eixo educacional do Escola do Futuro surge como uma iniciativa para melhora significativa da vida de toda a comunidade: professores, alunos, pais e todos os integrantes da instituição. Todos os eixos da educação no projeto Escola do Futuro foram tratados sob a ótica do autoconhecimento, inteligência emocional, criatividade, raciocínio lógico, totalmente dentro dos parâmetros curriculares da BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
PARCEIROS
Para o desenvolvimento de um dos Eixos mais importantes de toda a cadeia, a estratégia do Instituto Projeto de Vida foi o desenvolvimento de uma abordagem específica para os professores que são os multiplicadores e principais agentes de transformação. Para isso, investiu em parcerias com especialistas em desenvolvimento de educadores.
Os principais parceiros no desafio de formar e qualificar professores para essa transformação: Instituto Total e Kanttum.
Outros projetos de formação de Educadores criados pelo Instituto Total são apoiados pelo Instituto Projeto de Vida. Um exemplo é o Curso “5 TRILHAS, do Volta às Aulas no Pós-Pandemia”, um projeto belíssimo para preparar educadores para aulas presenciais e remotas na observação e conduta com os alunos. Projeto realizado em várias cidades brasileiras, conduzido também em Uberlândia, para todos os educadores da rede municipal de ensino.
O Instituto Total detém uma metodologia exclusiva baseada em organização pós-guerra, que acredita no trabalho total e completo com educadores, família e comunidade, com duração de 3 anos. Liderança, planejamento, ambiente de aprendizagem e avaliação são os pilares que baseiam os trabalhos e resultados do projeto.
Criando nova cultura, formato de abordagem e relações ressignificadas entre todos os envolvidos no sistema educacional, o Total tem vários cases de sucesso pelo Brasil e também pelo mundo. Um exemplo disso é o Colégio José Lopes, em Aparecida de Goiânia, que saiu da posição 47 para o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, com a aplicação de um ano e meio de curso.
É parceira do Instituto Projeto de Vida por meio do projeto SerProf, uma plataforma inteira com foco na atualização, treinamento, formação e preparação de professores. O SerProf oferece formações gratuitas, aulas, palestras, boas práticas, conteúdos e metodologias, com a intenção de apoiar os Educadores em sua evolução do formato de aula conteudista para o formato de mentoria.
O Instituto Projeto de Vida também utiliza a Plataforma Kanntum para a formação de pessoas de forma online. Uma empresa parceira que é uma das mais reconhecidas e premiadas plataformas de educação para educadores do país.
um novo cenário educacional para uberlândia a partir da alfabetização.
parceria da sociedade civil para assegurar a alfabetização das crianças no 1º ano, promovendo o avanço na trajetória escolar.
Uberlândia é um dos poucos municípios do Brasil a ter um diagnóstico real da situação da alfabetização de todas as crianças do Ensino Fundamental I e, principalmente, a ter um plano estruturado para promover a recuperação em 12 meses. A metodologia adotada é do Instituto de Educação Baseada em Evidencias (EDUBE).
O Pacto pela Alfabetização beneficia mais de 30 mil crianças da rede municipal de Uberlândia e atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia que se baseia em evidências que permitem acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário.
O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações, realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.
Com o Pacto há melhoria dos indicadores de alfabetização e, consequentemente, as crianças têm a oportunidade de conquistar uma trajetória escolar que lhes assegure a educação que têm direito.
Financia o material e acompanha resultados anuais, vinculando a continuidade do investimento ao atingimento das metas de desenvolvimento e alfabetização das crianças.
Coordena a implantação da solução técnica. Apoia processos de gestão e de acompanhamento dos resultados. Coordena as ações de mobilização social para engajamento da comunidade escolar e famílias.
Financia o material e acompanha resultados anuais, vinculando a continuidade do investimento ao atingimento das metas de desenvolvimento e alfabetização das crianças.
+30 mil crianças impactadas
O Pacto tem como diretriz a gestão baseada em indicadores de resultados e nesse sentido, avaliou o nível de aprendizagem das mais de 30 mil crianças contempladas pelo programa.
De acordo com os testes e comparando os resultados do final de 2021 com os atuais, todas as avaliações apresentaram avanços positivos na alfabetização, considerando que no 1º ano o percentual saltou de 6% para 56%. Os alunos do 2º ano obtiveram um aumento de 14% para 73%. Já os estudantes do 3º ano obtiveram um aumento consolidado de 28% para 80%. Nos 4º e 5º anos a primeira avaliação de recuperação de aprendizado, feita em conjunto nos dois grupos, revelou que 48% dos alunos conseguiram ler e atualmente o desempenho é de 73%.
Comparado com os resultados do diagnóstico de aprendizagem do final de 2021, os resultados de 2022 colocam Uberlândia como um bom exemplo de política pública de alfabetização no país.